8 de junho de 2009

*IM convida: Queen A fala sobre make

Andando pela rua, tenho mania de reparar em tudo e todos. Num desses dias resolvi que escreveria a respeito. Gente, bom senso é fundamental pra vida! Tenho colapsos estéticos toda vez que vejo uns seres por aí... Porque minha humilde opinião é: se é pra fazer, que faça direito. Eu sei que a intenção era boa, mas entre uma tentativa falida e a falta dela, é melhor nem tentar. Ficadica.

Vou me ater aqui à maquiagem. Mais, vou focar especificamente na santíssima trindade: lápis, blush e batom/gloss. Com esses três qualquer pessoa parece mais arrumadinha e pronta pra qualquer coisa (e não vou nem entrar na questão de reaproveitamento... um batom pode servir de blush, um lápis de sombra...). Mas vou falar do sutil(?) limite, já comentado aqui, entre uma maquiagem e uma fantasia de palhaça.

Não sou nenhuma mestre da maquiagem, só uma pessoa perfeccionista e observadora, com a intenção de dar umas dicas básicas (que talvez a maioria das pessoas esclarecidas que lêem esse blog, já saibam). Mas por saber que ainda existem pessoas que cometem tais deslizes, preciso falar sobre...Vamos lá.

Lápis:
Ele serve pra destacar os olhos, certo? Mas se você passar só na parte inferior dos olhos, vai dar uma sensação de olhos caídos. Sim, é algo bastante sutil, mas que faz diferença. Então, se você quer usá-lo, ótimo, mas use embaixo E em cima! Nem que seja pra dar uma esfumaçada com o dedo. (O mesmo serve pra delineador. Já vi gente usando só embaixo...)



Blush:
Serve para dar um ar saudável ou tirar a aparência de porcelana. Blush faz milagres e, dependendo do tipo, dá até um ar bronzeado. Mas leia de novo, eu disse “dar um ar saudável”, não é pra parecer fantasiada de camponesa, com duas bolotas rosas na cara. Maquiagem tem que parecer que você é daquele jeito naturalmente. Se aparenta maquiada, passou do ponto.



Batom:
ACHO que maioria das pessoas hoje em dia usa gloss. Mas ainda vejo gente de batom, e não são só pessoas de mais idade. Bom, mais uma vez, na minha humilde opinião, makes que valorizam são as que destacam os olhos e não a boca. E todo mundo sabe que, quando se destacam os olhos, a boca fica neutra (Falo de ruas, não de passarelas, onde tudo vale). E além disso, batom escuro dá uma aparência mais madura, mais séria. Se essa for a intenção, beleza...



Tente fazer sua make em um lugar iluminado, as chances de errar diminuem. No escuro, a tendência é pesar na mão, porque você não tá vendo direito. E por fim, se não sabe se maquiar direito, saia de cara limpa. É mais bonito, mais natural.

E vá testando em casa, tire fotos e depois compare. Você mesma vai começar a ter um olhar mais crítico e acertar mais na hora de sair.

3 comentários:

  1. obrigada pelo espaço pra desabafar expor minhas tocs!!! tenho sérios problemas quando vejo essas coisas estranhas... aeheiaaeu

    mas a intenção foi mesmo de utilidade pública. =)

    ResponderExcluir
  2. eu queria poder ter o dom da maquiagem!
    meu sonho. *_*

    =]

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu adorei o seu post...e me fez refletir no qt eu tenho nervoso de passar lapis na parte de cima do olho...hahahaha. Mas fica bem mais bonito!!

    E pode usar o espaço sempre!! Fique a vontade!!!

    xoxo...
    Queen. V.

    ResponderExcluir